Blog do Paulus: Parte 5 - Interpretação de receita e indicação de produto

Parte 5 - Interpretação de receita e indicação de produto

Introdução

Nesta quinta parte da série de matérias sobre interpretação de receita e indicação de produto, vamos abordar o astigmatismo.

Teremos a oportunidade de entender de forma simples o que é o astigmatismo, a interpretação de suas receitas bem como as melhores opções de lentes para correção no que diz respeito a espessura, leveza e qualidade visual.


Astigmatismo - Definição

O astigmatismo é uma ametropia ocasionada pela irregularidade da curvatura da córnea ou do cristalino. Quando a luz refrata numa superfície irregular, ela deixa de ser única, passando a formar as imagens em pontos distintos da retina. Justamente esta multiplicação da luz refratada é que gera a visão borrada para o astígmata.


Receitas com astigmatismo

Receituário plano-cilíndrico significa que o usuário possui apenas prescrição para a correção de graduação cilíndrica, isso é, astigmatismo.

Receituário esfero-cilíndrico significa que o usuário possui prescrição esférica e cilíndrica combinadas, isso é, miopia e astigmatismo ou hipermetropia e astigmatismo. Observe os exemplos abaixo:
Receituário plano-cilíndrico. Sem graduação esférica, só astigmatismo.
Receituário esfero cilíndrico. Graduação esférica negativa(miopia) e astigmatismo.
Receituário esfero cilíndrico. Graduação esférica positiva(hipermetropia) e astigmatismo.

Uma variável de receita cada vez mais incomum de se encontrar é quando o astigmatismo é prescrito com o sinal positivo.

Na prática, todo receituário cuja dioptria cilíndrica está positiva, a mesma será transposta para a confecção das curvaturas na face interna das lentes.

Os profissionais que trabalham na lojas precisam estar atentos na interpretação desses receituários, pois podem gerar entendimentos diferentes para a escolha do índice de refração das lentes dos óculos.

No exemplo abaixo, temos um receituário com esférico plano e +2,00 dioptrias cilíndricas a 180° de eixo. Aparentemente uma receita que não inspira maiores cuidados.




Na transposição dessa receita (veja na ilustração abaixo) podemos reparar que vale a pena oferecer um índice de refração maior, já que com o cilíndrico negativo surgiu um esférico positivo de 2,00d. Diante da dioptria transposta, poderíamos deixar o CR39 de lado para oferecer lentes 1.56 asféricas deixando-as mais finas e com melhor qualidade visual.



Mesmo que o seu laboratório transponha sua ordem de serviço, seria melhor que você, no ato do atendimento ao cliente pudesse transpor a receita (cilíndrico positivo para negativo), assim você terá uma opinião melhor sobre as lentes a serem oferecidas.


Geometria das lentes corretoras do astigmatismo

Normalmente, em óculos, a correção do astigmatismo é feita através da confecção de duas curvaturas de valores diferentes na face interna das lentes. Um valor de curvatura irá corrigir uma eventual ametropia esférica (miopia/hipermetropia) ou deixará a dioptria esférica plana. O outro valor de curvatura interna será posicionado na montagem/surfassagem de acordo com o eixo prescrito na receita na intenção de corrigir a dioptria cilíndrica, isso é, o astigmatismo.


Lente esfero-cilíndrica
Outra questão que deve ser observada é o eixo, pois é nesta posição que se encontrará a parte mais fina de uma lente e na oposta a mais espessa. Por exemplo, se a sua receita for -2,75 com -1,50 a 90° significa que tanto a borda superior quanto inferior não sofrerão tanto com espessura, mas as temporais do aro ficarão mais grossas.

Numa receita com eixo de 45° a 135° temos que pré selecionar para nosso cliente armações cujas medidas da ponte + horizontal do aro, estejam iguais ou próximas da DP dele, já que a área temporal receberá a maior porção de espessura das lentes, o que deve ser esteticamente evitado. Para saber mais informações sobre escolha da armação para otimização da espessura de lentes, CLIQUE AQUI.

Vale a pena ressaltar que ao ler uma receita com miopia (esférico negativo) cujos eixos dos astigmatismos (cilíndrico negativo) estiverem posicionados entre 45º e 135º, a preocupação com a espessura deve ser redobrada, portanto evite ao máximo oferecer neste caso óculos três peças, fio de nylon ou qualquer tipo de armação no formato aviador. Por mais que você venda um índice de refração maior, o mesmo não vai te ajudar neste caso.


Espessura

Posição da espessura: a posição do eixo vai gerar a menor espessura e a oposta (90 é oposto de 180 por exemplo) a ela vai gerar a maior espessura. Esse aspecto influencia decisivamente no resultado final do óculos sendo que a explicação logo abaixo mostra as variações conforme os eixos:
Lentes esfero-cilíndricas. Observe as diferenças de espessura entre a área destinada a montagem do eixo do astigmatismo (mais fina) e a área oposta a do eixo (parte mais grossa). 

- Eixos de 1º a 40º ou de 140º a 180º são os mais estéticos pois distribuem a menor espessura nas bordas laterais e a maior espessura nas bordas superior e inferior que normalmente são as mais cortadas no processo de montagem.











- Eixos de 90º distribuem a maior espessura nas bordas laterais, o que não é bom, fazendo com que a menor espessura fique inutilmente nas bordas superior e inferior. As lentes vão aparentar maior espessura em armações parafusadas (3 peças) ou fio de nylon, portanto evite essas armações!











- Eixos de 45º a 135º distribuem a maior espessura nas laterais inferior e superior das lentes, proporcionando um resultado estético ruim. As lentes vão aparentar maior espessura em armações parafusadas (3 peças) ou fio de nylon, portanto evite essas armações!












Lente antes da montagem: redonda com menor espessura no eixo (marcado) e maior espessura na área oposta a do eixo.

Influência do centro: a mesma influência descrita para lentes de miopia e hipermetropia.


Tamanho da armação: quanto maior a armação no rosto do usuário menos centralizado o seu olho vai ficar no aro da peça. Isso resulta no deslocamento do centro da lente em direção a área nasal do óculos. Na hora da montagem, caso o eixo do usuário seja uma
"posição desfavorável" sob o ponto de vista estético, a lente em questão será muito mais grossa nas áreas opostas ao do eixo que ficam distantes do centro da lente (bordas temporais central, superior ou inferior).


Tipo de armação: a armação cujo aro seja inteiro ajuda a "cobrir" e "disfarçar" a espessura da lente esfero-cilíndrica em posição desfavorável de eixo em sua borda temporal. O uso de armações com lentes parafusadas ou presas com fio de nylon expõem toda a espessura temporal, proporcionando um resultado final bem desagradável esteticamente falando.

Armações curvadas não são favoráveis para redução de espessura das lentes pois quanto mais curvada for a lente da peça maiores serão suas medidas horizontais e diagonais resultando na falta de centralização e por consequência lentes mais espessas.
Armações em formato oval ajudam na centralização e redução de espessura das lentes.


Erro mais comum: além de oferecer uma armação de tipo e tamanho inadequados, o profissional óptico confia demais num índice mais alto de lente como o 1.67 ou 1.74 para deixar a lente fina mas o resultado fica decepcionante. Numa armação grande um índice alto de lente não resolve espessura, apenas ameniza. A surfassagem vai ajudar na combinação hipermetropia e astigmatismo mas não vai ajudar quando for miopia e astigmatismo.

Solução adequada: quanto maior a miopia ou hipermetropia que estiver combinada com o astigmatismo maior a necessidade da escolha de uma armação de aro fechado em tamanho proporcional ao rosto, fazendo com que o olho fique posicionado o mais próximo possível do meio da lente de demonstração da peça. Quanto mais ao meio o olho ficar mais homogêneo será o recorte da lente com melhor distribuição de espessura. Após a escolha da armação adequada, utilizar um índice de lente compatível (observe as tabelas acima).

Após a interpretação da receita transposta e a escolha de uma armação centralizada de acordo com a DP  e o eixo do astigmatismo do cliente está na hora de escolher o material de lente que possui o índice de refração ideal para a dioptria cilíndrica dele. Na ilustração abaixo temos uma tabela que mostra a correspondência entre dioptrias pequenas, médias e fortes com índices de refração para otimização máxima da espessura na escolha de uma armação centralizada.




SUPERFÍCIE INTERNA ATÓRICA

Com as questões estéticas resolvidas, fica uma pergunta: "Qual é a melhor lente para astigmatismo em termos de qualidade visual?".

Como o portador de astigmatismo percebe mais as aberrações periféricas, lentes asféricas são a melhor escolha, principalmente as de superfície atórica. Através de método freeform é possível gerar curvaturas corrigidas internamente, diminuindo a distância entre o olho e a periferia das lentes, ampliando o campo visual para quem tem astigmatismo. Lentes freeform com superfícies atóricas estão disponíveis em diversos índices de refração, tanto para visão simples como para multifocais. Entre em contato com seu fabricante para saber quais marcas de lentes freeform possuem curvas atóricas.

Você pode também curtir e compartilhar esta matéria com seus amigos através dos pluguins das redes sociais, localizados na parte inferior desta postagem.

Demonstre sua reação em relação a esse artigo:




Licença Creative Commons
Parte 5 - Interpretação de receita e indicação de produto está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

Sessão de Comentários

Atenção!
A sessão de comentários está suspensa por período indeterminado. Faça sua doação de R$20 clicando nos banners que estão espalhados no blog e seja atendido por Paulus Maciel via email. O especialista irá tirar todas as suas dúvidas antes da compra do seu novo óculos de receituário.

recomendamos a leitura

AVISO!

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença