Blog do Paulus: A Cor dos Olhos

A Cor dos Olhos

Matéria escrita por Paulus Maciel. Direitos reservados.

Essa é uma pequena amostra da ajuda que Paulus Maciel pode te dar para a escolha do seu novo óculos de receituário.

Caso queira dicas personalizadas de acordo com a sua receita basta doar R$20,00 via PIX para o Blog. Após a sua doação Paulus Maciel irá te atender por email solucionando suas dúvidas e recomendando as melhores lentes e armações.

Para fazer a sua doação basta ler o QR CODE localizado nos banners que estão nas laterais dessa mesma página!

Enquanto isso, boa leitura!

Inegável é o fascínio que o olhar exerce nos indivíduos. Para algumas pessoas, esse fascínio fica ainda mais irresistível quando a cor dos olhos é mais escura ou mais clara.

Evidentemente a cor dos olhos mexe com a nossa imaginação de diversas formas, desde conhecer uma nova pessoa até fazer inúmeras "simpatias" para saber qual cor de olhos uma criança terá.

O músculo que recebe essa cor, isso é nossa íris recebe a herança genética de uma carga maior ou menor de melanina. A carga maior pode definir olhos mais escuros, a carga menor pode definir olhos claros.

Por incrível que pareça, nem íris de olhos claros e nem íris de olhos escuros possuem pigmentos azuis ou verdes. O que determina as diferentes cores que um olho pode ter é a quantidade de melanina presente na iris.

A íris com a maior quantidade de melanina gera um olho escuro, onde a melanina absorve a maior parte da luz, refletindo um tom castanho amarelado.

A iris com a menor quantidade de melanina gera um olho claro, onde suas porções sem pigmento, absorvem a maior parte da luz, refletindo um comprimento de onda mais curto, no caso, a cor azul.

A combinação do tom amarelo com o azul resulta em olhos verdes, por se tratar de uma íris com quantidade média de melanina.

O que define a quantidade de melanina que resultará na cor dos olhos é a herança genética que cada um de nós carrega, não só de nossos pais mas também de nossos avós.

A incidência de cores nos olhos de nossos pais e avós determinou qual a cor de nossos olhos e também pode determinar a dos nossos filhos.

Existe na internet uma "calculadora" interessante para te dar uma noção da cor dos olhos que seus filhos podem ou poderiam ter. A partir de agora, vou mostrar o passo a passo desta calculadora.

A calculadora está no site do "The Tech Museum", para acessar, CLIQUE AQUI.
No site, clique em "Click to begin". Clique nas imagens abaixo caso queira ampliá-las.


Na imagem abaixo você verá uma tela com as seguintes instruções:
  1. Clique em cada olho para selecionar a cor mais próxima dos olhos.
  2. Ao clicar 1 vez terá a cor castanho, 2 vezes a cor verde e três vezes, a cor azul.
  3. Na área "allelic frequency" você pode selecionar o tom dos olhos (opcional)


  1. Selecione a cor dos olhos de seus pais (your mother/your father)
  2. Selecione a cor dos olhos dos pais do seu par (mate's mother/mate's father)
  3. Selecione qual a cor de seus olhos (you)
  4. Selecione a cor dos olhos de seu par (your mate)
  5. Caso a sua cor ou a do seu par for castanho, selecione se os irmãos, seus ou dele(a) tem olhos azuis ou verdes. Basta clicar nos olhos que contém a legenda "blue eyed sibling" e/ou "green eyed sibling"
  6. Caso a sua cor ou a do seu par for verde, selecione se os irmãos, seus ou dele(a) tem olhos verdes. Basta clicar nos olhos que contém a legenda "green eyed sibling"
  7. Caso a sua cor ou a do seu par for verde, selecione se os irmãos, seus ou dele(a) tem olhos azuis. Basta clicar nos olhos que contém a legenda "blue eyed sibling".
  8. Clique em "calculate".



Na resultado da simulação abaixo, podemos notar que a possibilidade da criança nascer com olhos castanhos é de 66,6%, com olhos azuis 20,6% e olhos verdes 12,6%.


O teste é bem interessante, pois mostra a probabilidade da porcentagem de cada gene responsável pela quantidade de melanina que resultaria nas corres castanho, verde e azul.

Gostaram? Conte para seus amigos e familiares. Além de interessante, é uma forma um pouco mais "técnica" de imaginar como pode ser a cor dos olhos de um futuro filho ou neto seu.

Demonstre sua reação em relação a esse artigo:


Licença Creative Commons
A Cor dos Olhos está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.


Sessão de Comentários

Atenção!
A sessão de comentários está suspensa por período indeterminado. Faça sua doação de R$20 clicando nos banners que estão espalhados no blog e seja atendido por Paulus Maciel via email. O especialista irá tirar todas as suas dúvidas antes da compra do seu novo óculos de receituário.

recomendamos a leitura

AVISO!

Paulus Maciel se reserva no direito de usufruir da liberdade de expressão assegurada pela constituição federal:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença